Cargo: Técnico Administrativo
Ano: 2007
Órgão: MPU
Instituição: FCC
Nível: Médio
Dado um número inteiro e positivo N, chama-se persistência de N a quantidade de etapas que são necessárias para que, através de uma sequência de operações preestabelecidas efetuadas a partir de N, seja obtido um número de apenas um dígito. O exemplo seguinte mostra que a persistência do número 7 191 é 3:
Com base na definição e no exemplo dados, é correto afirmar que a persistência do número 8 464 é
(A) menor que 4.
(B) 4
(C) 5
(D) 6
(E) maior que 6.
Resolução
Executando as sequências de operações estabelecidas no enunciado para o número 8.464 obtemos:
8464 =========> 768 =======> 336 =======> 54 =====> 20 =====> 0
8x4x6x4 7x6x8 3x3x6 5x4 2x0
Dessa forma, são necessárias 5 etapas até obter-se um número de
apenas um dígito. Ou seja, a persistência é 5.
Gabarito: (C)
OBS: Deve-se prestar atenção que a persistência (conceito introduzido pela questão) é a quantidade de ETAPAS e NÃO o número de apenas um dígito que sobra no final. Conclui-se então que a persistência de 8464 é 5 pois é necessário 5 etapas para que sobre apenas o número zero.
DICA: Nas questões do Cespe estão presentes enunciados que, na maioria dos casos, trazem apenas os conceitos de raciocínio lógico exigidos para a compreensão do conteúdo. Então, antes de ler um enunciado de várias linhas, dê uma olhada nos itens para ver se a leitura do texto e essencial. Normalmente, a leitura do texto é desnecessária e este está lá apenas para manter o formato de provas do Cespe, que possui um texto antes das questões.